sexta-feira, 12 de julho de 2013

SOROBAN AUXILIA O ENSINO DE MATEMÁTICA AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL



Olá pessoal, postei a minha contribuição no blog a respeito de uma ferramenta pedagógica que particularmente eu acho muito interessante, pois se trata de instrumento que é uma espécie de ábaco que trabalha cálculos e operações matemáticas, sendo bastante utilizado por crianças japonesas. O aparelho integra o Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido aos alunos com deficiência visual nas salas multifuncionais das unidades de ensino.

É interessante por quê?

Porque na minha concepção esse material didático torna-se muito útil ao professor dentro da sala de aula no que diz respeito, por exemplo:
Minha irmã teve a oportunidade de fazer uma disciplina pelo curso de história com um aluno com deficiência visual e quando a professora passava uma atividade na sala de aula, segundo ela: A maioria dos alunos queria ajudar esse aluno até pela uma tendência natural do ser humano, mas de certa forma não precisava porque o aluno com deficiência era muito inteligente e se destacava nas atividades e a professora em si na maioria das vezes não sabia lhe dá com esse aluno, ou seja, ela tinha um  despreparo para tal situação. Então podemos dizer que nesse caso a professora não conseguia desenvolver uma ação pedagógica para trabalhar com as diferenças dos alunos em sala de aula e isso pode vir a prejudicar o ensino-aprendizagem. Portanto é muito importante que os professores e nós como futuros professores possam dispor de materiais didáticos como o SOROBAN e entre outros com o objetivo de oferecer um envolvimento pedagógico ao educando e ao educador.
  
Segue abaixo o link de como fazer cálculo com este instrumento...


Abraços a todos,

Robson Santos

2 comentários:

  1. Realmente Robson, o ensino-aprendizagem abrange todas as peculiaridades dos alunos e está intrínseco também aos alunos que necessitam de um auxílio por ter algum tipo de necessidade especial, logo o soroban é um instrumento que nos encanta e mais ainda, nos faz sentir úteis para pessoas que passam por maiores dificuldades e ainda sim buscam o aprendizado e o retorno é realmente gratificante, compensador.Boa contribuição, Robson!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Robson,boa reflexao e indicação do recurso. Desejo que tenhas contato com o soroban, quando estiveres estagiando. No Colun tem esse recursos e alunos com deficiência visual. Que tenhas na tua sala um(a) aluno(a) com essa deficiência.

    ResponderExcluir