terça-feira, 16 de julho de 2013

Erros cognitivos são comuns em nosso cotidiano


Neste vídeo, Seiiti Arata, fundador da Arata Academy e do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta, apresenta alguns dos erros de cognição comuns em nosso dia a dia. 

Quando está "pensando rápido", nosso cérebro nem sempre realiza as melhores interpretações ou decisões e por isso é fundamental "pensar devagar".

Este vídeo é fortemente inspirado no trabalho de Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel e autor do livro Thinking, Fast and Slow. O vídeo começa mostrando algumas ilusões óticas divertidas e tocamos o vídeo fazendo perguntas para você testar quão afiado o seu cérebro está.

Achei o vídeo ótimo, pois ele mostra como agente erra questões simples por falta não de conhecimento e sim por "preguiça" de pensar. Eu creio que vocês vão gostar e vão buscar mais vídeos a respeito dos erros cognitivos.  

3 comentários:

  1. É verdade muito interessante esse vídeo, pois trata de como a falta de exercício do nosso cérebro nos leva a cometer erros com relação a questões tão simples. Assim como o resto do corpo, o cérebro também precisa de exercícios. A falta de exercícios físicos atrofia os músculos da mesma maneira que não treinar o cérebro acaba prejudicando a memória.

    ResponderExcluir
  2. Como sabemos a pressa é inimiga da perfeição, entretanto, atualmente o mundo está muito dinâmico e acaba por nos obrigar a ser mais ágeis, porém ainda perfeito o que conhecemos como competição. Mas sabemos também que o desenvolvimento cognitivo das pessoas não são iguais, porém as muitos pensam mais lentamente são vistas de forma errônea como retardatárias, entretanto, esse vídeo brilhantemente desconstrói essa e outras ideias sustentadas até os dias atuais. Muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  3. O exercício de pensar nos leva a desenvolver nossa inteligência, resolver os problemas com calma e nos prevenir contra os problemas decorrentes da preguiça mental.

    ResponderExcluir