segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Disciplina nas Escolas

Esse final de ano estava em casa assistindo a muita televisão, quando de repente começa um filme chamado Um Tira no Jardim de Infância, na  TV à cabo. Quando o filme começou me deu uma grande nostalgia, pois ele me lembrava muito da minha infância, mas essa postagem não é sobre minha infância e sim sobre a Disciplina nas Escolas.

De acordo com a sinopse e alguns detalhes retirada do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-6474/. Temos que: 
John Kimble (Arnold Schwarzenegger) e Phoebe O'Hara (Pamela Reed), sua nova parceira para ajudá-lo neste caso, persegue Cullen Crisp (Richard Tyson), um conhecido traficante de drogas que sempre é apoiado por Eleanor Crisp (Carroll Baker), sua maquiavélica mãe. John descobre que Cullen procura Rachel Crisp, sua ex-esposa, e Cullen Crisp Jr., o filho deles. Kimble planeja pegá-lo quando Cullen achar Rachel, que se acredita que tenha três milhões de dólares provenientes da venda de drogas. John e Phoebe seguem a pista até Astoria, Oregon, onde acreditam que o filho de Cullen esteja em um jardim de infância. Embora a criança e a mãe tenham mudado os nomes, John espera encontrar algumas pistas. Por coincidência, Phoebe era um professora e as normas escolares permitem que ela ensine em uma classe de jardim de infância, mas Phoebe tem intoxicação alimentar (come sempre e ainda é noiva de um chef), assim John é forçado a ensinar crianças de seis anos. Kimble tenta descobrir qual das várias mães pode ser a ex-esposa de Cullen e paralelamente se apaixona por Joyce Palmieri (Penelope Ann Miller), uma das professoras, mas esta situação logo acabará, pois Cullen foi solto e em breve estará em Astoria para pegar o filho e matar Rachel, a única pessoa que pode testemunhar contra ele.

É possível perceber que o filme é uma comédia com ação. É observado também que John Kimble vira professor de jardim de infância forçadamente, como ele não possui uma formação adequada ele recorre a técnicas pouco convencionais para "ensinar" seus alunos, sem muito resultado. Então ele recorre ao único método que lhe foi ensinado ao longo da vida: a disciplina policia.

Como policial ele passou por uma grande treinamento militar por esse motivo ele aplica em sala de aula, visto que desordem em sua sala de aula já chegou ao ouvidos da diretora. Ele "adestra" seus alunos com ajuda de um apito e sua força de vontade. É observado uma grande melhora em sua turma que lhe garante muitos elogios.

É a disciplina que ele impôs que lhe garante resultados, é a disciplina que gera o respeito dos seus alunos para com ele e para com as regras da escola e é a disciplina que faz seus alunos serem melhores crianças em casa.

Trouxe esse filme e seus spoilers para lhes mostra que a falta de disciplina desde os primórdios estão transformando os nossos estudantes em péssimos estudantes, ouvintes e conhecedores do conhecimento. Não são todos os estudantes indisciplinados, mas a gente observa com os videos que circulam na internet que são a grande maioria.

Essa disciplina deveria ser passada e repassada apenas em casa ou é papel da escola cria cidadãos disciplinados? O papel do professor é o de apenas ensina ou passa o conteúdo?
A família participaria dessa disciplina? Os estudantes são inteligentes o bastante para saber o que certo ou errado sem um professor?

Deixo esses questionamentos para vocês e espero que pensem em muitos outros questionamentos ao longo da nossa carreira em licenciatura com respostas é claro.

Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite. :)


Um comentário:

  1. Demorei pra postar, mas postei. Espero que gostem do filme e dos meus spoilers. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir